Como abrir uma franquia?

O perfil é um dos fatores determinantes para a escolha da sua franquia.

É essencial que você conheça o produto e serviço que o segmentou (ou marca específica) que você busca oferece e, principalmente, se aquela franquia tem o seu perfil.

Alguns procedimentos devem necessariamente ser cumpridos para manter a padronização da marca em qualquer lugar do mundo, porém, as marcas não desejam que você se torne apenas um executor de tarefas, elas buscam um espírito empreendedor no franqueado e apreciaram suas sugestões.

É devido à falta de perfil do franqueado com a franquia que se dão os maiores conflitos e dificuldades entre franquia e franqueado.
Ex: Se você é uma pessoa pouco teórica e gosta de relacionamento, logo o seu perfil remete a franquias que necessitam um contato muito com o público.
Uma dica é você buscar franquias no segmento de alimentação, vestuário, beleza e saúde.

Criar uma lista de habilidades é uma boa maneira de traçar o seu perfil.
Coloque no papel os tipos de franquia que você está realmente interessado (serviços de alimentação, escola de idiomas, beleza, saúde, etc.). Acrescente os seus pontos fortes e fracos e compare com as franquias que você está buscando, você será a peça essencial para fazer essa engrenagem funcionar. Se mesmo assim você não tiver certeza onde você se encaixa, visite algumas unidades como cliente e observe como é o atendimento, o ambiente e os produtos.
Preste atenção em tudo com cautela e imagine se você se sentiria bem trabalhando naquele segmento.
Alguns ramos estão em destaque, conforme diversas pesquisas de mercado. As “empresas verdes”, de fitness, saúde e cuidados pessoais são bons exemplos. Com isso, surgem os negócios de nutrição, recreação, SPA, restaurantes de comida saudável, e muito mais.

As microfranquias também estão com crescimento acelerado por serem uma ótima opção para ganhar dinheiro investindo razoavelmente pouco. Segundo dados da ABF, as microfranquias cresceram 22% em 2012 sobre 2011, saltando de R$ 3,7 bilhões para R$4,5 bilhões. Essa pode ser sua oportunidade. 

Tenho medo de falir!
Os riscos de um novo negócio sempre existirão, mas se você estiver de olho nas tendências atuais, certamente estará mais perto do sucesso!

Os segmentos de alimentação fast-food, saúde e beleza são responsáveis pela abertura de 162 novas redes de franquias no Brasil em 2012, sendo a maior parte delas destinadas a classe D.

Processos e Burocracias 
Conheça a Lei de Franquias Nº 8955/94: ela dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências sobre o tema.
Você pode encontrá-la no site do planalto, ou pelo link, www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm.
Procure profissionais especialistas nesta área, que certamente tirarão todas as suas dúvidas.

O que é Circular de Oferta de Franquia (COF): essa circular tem o intuito de esclarecer o que você irá investir, o perfil ideal do franqueado, o histórico da franqueadora, quais os formatos de montagem do negócio, dentre outras particularidades da franquia.
Lembre sempre que você terá 10 dias, após o recebimento da COF para decidir o que fazer, antes de assinar, pagar ou se comprometer com a franqueadora de alguma forma.

Preciso fazer Balancetes Contábeis da Empresa?
Sim, é muito importante analisar os balancetes contábeis da franquia que você deseja investir, por uma simples razão - você vai gastar o seu tempo e dinheiro com isso.

Avalie o Contrato: é impossível fechar negócio sem avaliar minuciosamente a minuta do contrato da franquia.

O investimento e despesas periódicas
Para ganhar dinheiro você tem que gastar dinheiro!

Antes de aderir ao sistema de franquias, analise o quanto você dispõe para investir. Isso porque, os especialistas aconselham que você tenha em caixa três vezes o valor necessário para o custo inicial de abertura da franquia.
Além da taxa de franquia, você terá que pagar mensalmente a taxa de royalties e periodicamente a de publicidade.
Tenha consciência que gastos para a manutenção do negócio, como aluguel, salários e impostos devem estar incluídos no orçamento.
Converse com outros Franqueados: É imprescindível você ter conhecimento de outras pessoas que já passaram pelo que você irá passar.

Fonte: SuaFranquia.com